Batata Doce – Melhor horário para consumir e obter os benefícios

Você já ouviu falar em carboidrato bom e carboidrato ruim? Ou que alguns alimentos tinham baixo nível glicêmico? A batata doce faz parte dos carboidratos bons que possuem baixos níveis glicêmicos e por isso, é saudável e traz muitos benefícios para a saúde.
Carboidrato bom é aquele que apresente nutrientes saudáveis, poucas calorias e muitos benefícios para o corpo. A batata doce, além de ser saudável, possui benefícios para emagrecer até o a prevenção do câncer.
Ela virou a preferida dos atletas e das mulheres que procuram o corpo perfeito, pois possui ingredientes essenciais para a perda de peso e o ganho de massa magra.

Conheça os nutrientes da Batata Doce


Todos os benefícios encontrados na batata doce vêm de substâncias saudáveis presentes nela, como os carboidratos, as fibras alimentares, as vitaminas A, B1 e B5, o fósforo, o cálcio, o potássio, o ferro e o sódio.
Esses nutrientes também são encontrados na batata inglesa – também muito usada para emagrecer – mas em menores quantidades do que na batata doce e, por isso, muita gente está a incluindo na dieta.

Como consumir a Batata Doce

A batata doce é muito fácil de preparar e pode ser comida com outros alimentos. Você pode consumi-la cozinhada ou até assada, cortando rodelas e levando ao forno. Outra dica é misturar alimentos e comê-la na salada ou com iogurte, para potencializar os efeitos.

Outra forma de adquirir mais benefícios em pouco tempo, é combinando o carboidrato da batata doce com as proteínas. Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a regeneração do músculo e para o ganho de massa muscular. Você pode optar por comer um filé de peito de frango ou peixe.

Benefícios encontrados na Batata Doce

As pessoas que a consomem conseguem de fato emagrecer, pois a combinam com outros alimentos saudáveis em uma dieta e praticam atividades físicas regularmente. Os carboidratos presentes e as fibras ajudam a te deixar saciado e a te dar mais energia para os treinos. Mas não pense que a batata doce é útil apenas para emagrecer, ela traz consigo muitos benefícios para a saúde do nosso coração e de nossa pele.
Por ser rica em antioxidantes, as batatas doces protegem nossa pele dos danos que podem ser causados pelos radicais livres e, ainda ajudar a controlar as rugas que podem aparecer com o tempo. A vitamina C encontrada em sua composição ajuda a combater os danos oxidativos e sua pele fica macia e saudável.
A batata doce também é liberada para os diabéticos, pois seu carboidrato é de baixo nível índice glicêmico e ela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O betacaroteno presente nela também é muito útil para melhorar a saúde de nossos olhos, prevenindo doenças como cataratas e melhorando a nossa visão noturna. A vitamina A ainda age contra retinite pigmentosa.


Os antioxidantes, o beta-caroteno, a vitamina B6, o potássio e o sódio são nutrientes essenciais para tratar a saúde do coração, ajudando a diminuir o colesterol ruim, dando mais flexibilidade para as artérias e melhorando o fluxo sanguíneo, mantendo o ritmo do coração e diminuindo os riscos de pressão alta.

Qual o melhor horário para consumir

O melhor horário para consumir batata doce, no caso dos praticantes de musculação a orientação é o consumo antes do treino, pois ela é fonte de energia e também auxilia no ganho de massa magra, que é ativado pelos exercícios de força.
Para aqueles que querem perder peso é essencial se alimentar no mínimo 40 min antes do treino, neste caso a batata doce auxilia na queima de gordura e manutenção da massa magra. Ela também ajuda na sensação de saciedade ao longo de todo o dia, o que ajuda a não exagerar nas refeições.
Quem é atleta ou já pratica uma atividade física de alta intensidade a um certo tempo, deve combinar dois momentos para o consumo, dessa forma todos os benefícios serão adquiridos. O atleta precisa de muita energia para a prática do exercício, então é essencial o consumo antes do treino. Após a atividade, a batata doce também é muito importante, tanto para a reposição da energia, quanto a regeneração dos músculos.

Tecnologia do Blogger.